Notícia

Execução do Programa de Monitoramento da Qualidade da Água da Ponte de Xambioá/TO e São Geraldo do Araguaia/PA.

O Programa de Monitoramento da Qualidade da Água, chamado de PMQA, tem como objetivo monitorar a qualidade da água de corpos hídricos existentes na área de influência do projeto da Ponte entre Xambioá/TO e São Geraldo do Araguaia/PA.

 Publicado em 9 novembro 2020  Palavras-chave: #MonitoramentoDaÁgua#Pará #Tocantins #EngenhariaAmbiental#EngenhariaAmbientalSanitária #Ambienger#Empreender #EmpreenderFazBem

O Programa de Monitoramento da Qualidade da Água, chamado de PMQA, tem como objetivo monitorar a qualidade da água de corpos hídricos existentes na área de influência do projeto da Ponte entre Xambioá/TO e São Geraldo do Araguaia/PA, permitindo a adoção de medidas que assegurem a sua não degradação e a manutenção da sua qualidade.

Esses corpos hídricos estão presentes nas proximidades da área onde será executada a ponte, e são eles: Ribeirão Xambioá, Rio Xambioazinho e Rio Araguaia.

O PMQA é executado em 08 pontos de monitoramento e ocorre com duas periodicidades distintas, sendo a cada três meses para análise de todos os parâmetros previamente estabelecidos e a cada um mês para uma série específica de parâmetros.

Nas sete campanhas já realizadas pela Ambienger, os resultados observados para os recursos hídricos demonstraram uma boa qualidade da água nos pontos de monitoramento, onde os resultados estiveram de acordo ao preconizado pela Resolução CONAMA nº 357/2005, que estabelece os limites máximos permitidos de acordo com a classe do rio. O parâmetro óleos e graxos foi o único que apresentou valores acima do limite em todas as campanhas, ,podendo ser atribuído às embarcações, como barcos e balsas, que promovem a constante travessia de pessoas e veículos entre as duas cidades.